Hematospermia (sangue no esperma)

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

Hematospermia, que é a presença de sangue no esperma é um sinal que preocupa muito o paciente. Todavia a hemospermia na grande maioria das vezes não significa absolutamente nada de importante. Em geral não se consegue diagnosticar sua causa ou é manifestação de uma doença benigna.

Quase sempre as doenças significativas são excluídas por meio da história clínica, exame físico e avaliação laboratorial. Somente em casos selecionados se deve realizar exames de imagem como ecografia ou tomografia computadorizada.
Nos homens com menos de 40 anos, sem outros sintomas associados, e que não tenham fatores de riscos tais como história de câncer de próstata na família, malformação urogenital e distúrbios hemorrágicos, a hematospermia muitas vezes é auto-limitada e não requer nenhuma avaliação adicional e nem mesmo tratamento.

Nos homens abaixo de 40 anos com outros sintomas associados ou história clínica, em geral resultante de uma doença sexualmente transmissível (DST), deve-se fazer faz uma avaliação com exame de urina e exames para DST, bem como toque retal para avaliar a possibilidade de uma infecção na próstata (prostatite). Confirmado algum diagnóstico trata-se a doença específica.

Nos homens com mais de 40 anos as causas mais comuns, além da DST, são: hematospermia iatrogênica após instrumentação urogenital, exames endoscópicos ou mesmo biópsia da próstata, infecção urinária, prostatites, malformações vasculares, cálculos urinário ou prostático, tumores, doenças sistêmicas que aumentam o risco de sangramento e o uso de anticoagulantes ou drogas que diminuem a coagulação sanguínea

Atenção especial nos casos hematospermia persistente associada com febre, calafrios, perda de peso e dor óssea. Nestes casos se aprofunda a investigação, com exames de imagem e dosagem do PSA, a fim de afastar a possibilidade de câncer da próstata .

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames (EM BREVE);
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.


Você também pode baixar o aplicativo!